Centro de Memória

CENTRO DE MEMÓRIA, FORMAÇÃO E PESQUISA DO AUDIOVISUAL

O FUTURO NASCE DA HISTÓRIA

PRESERVAÇÃO. MEMÓRIA. HISTÓRIA. IDENTIDADE

O presente como soma da experiência do passado e perspectiva de futuro.
O passado como conhecimento e semente do presente.

A preservação deve ser considerada como ação estratégica na defesa do patrimônio cultural e da nossa identidade.

A preservação do cinema e do audiovisual, a iminência de perda de obras significativas do cinema brasileiro, a evolução das técnicas de restauração, o impacto da era digital, o intercâmbio, as diretrizes e estratégias de ação, o conhecimento e troca de experiências permeiam a criação do Centro de Memória, Formação e Pesquisa do Audiovisual que tem o propósito de ser instrumento de desenvolvimento da sociedade e da cultura brasileira.

Visa contribuir e somar esforços para a organização do setor audiovisual no Brasil em busca da melhoria da guarda e conversação de obras e documentos, da promoção de ações de acesso aos bens culturais, ao conhecimento e a informação por parte da sociedade, da formação de profissionais, além de compartilhar conteúdos, estimular a pesquisa, gerar reflexão e intercâmbio. Ser uma conjugação de idéias e genialidades em que o passado é valorizado, o presente refletido e o futuro antecipado.

Esta iniciativa é de grande importância para a preservação do cinema e do audiovisual brasileiro e representa um avanço no desenvolvimento da sociedade e da cultura brasileira.

O Centro de Memória propõe ser um espaço ininterrupto de fonte de imagens, informações, formação e discussões sobre o cinema brasileiro em intercâmbio com outros países, através de um acervo bem preservado, organizado que poderá ser compartilhado e articulado com instituições de ensino, com a sociedade e interessados em geral.

Sua primeira ação é o projeto Memória Audiovisual Mineira, um trabalho de pesquisa e acervo documental que visa resgatar e preservar as preciosidades cinematográficas mineiras.
Nesta edição realizamos a pesquisa da produção escrita e audiovisual de José Tavares de Barros - professor emérito, escritor, pesquisador, crítico, apresentador de programa de televisão, diretor, roteirista e montador de cinema, falecido em 2009, que dedicou mais 50 anos de vida ao cinema.

Acesse e confira o resultado da pesquisa