Cine-expressão

A ESCOLA VAI AO CINEMA

CONHECIMENTO É O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO

O CINEMA É UMA AULA DE EDUCAÇÃO

O CINEMA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

 

O mundo passa por transformações sociais profundas, ancoradas em conquistas tecnológicas cotidianas, transformando os meios audiovisuais nas principais formas de comunicação e expressão, um instrumento formador de opinião e de comportamento. Nos meios audiovisuais hoje incluímos o cinema, o vídeo, a TV, a internet, os jogos eletrônicos, a vídeoarte e os múltiplos usos da fotografia.

Entender o audiovisual como janela sobre as relações sociais do mundo, como ferramenta multidisciplinar na sala de aula e ação complementar do projeto pedagógico nos fazem pensar na importância de conscientizar, sensibilizar, envolver o universo educacional.

Quanto mais conhecimento na apreciação de uma obra, maior a possibilidade de interpretá-la e julgá-la, além de conhecer o ponto de vista do realizador, seus valores estéticos e temáticos e, sem dúvida, extrair dela maior prazer estético e senso crítico.

Comprometido em promover ações que visam à reflexão e formação para construção da cidadania e da ética, o Instituto Universo Cultural oferece uma programação direcionada a comunidade escolar com a realização do programa Cine-Expressão que promove uma série de atividades - oficinas, seminário, sessões cine-escola e cine-debates – unindo as linguagens educação e cultura.

A programação estimula e oportuniza o acesso da comunidade escolar à produção, formação e reflexão do universo audiovisual – importante ferramenta pedagógica e instrumento de construção da cidadania.

Abordagem de elementos estéticos e temáticos de filmes
Exercícios de leitura coletiva da arte cinematográfica
Comentários temáticos e troca de conhecimento de linguagens de cinema
Aplicação de técnicas de estimulação de debates e exibição de filmes

Sessão Cine-Escola


O audiovisual - cinema, vídeo, TV, internet, jogos eletrônicos, videoarte, fotografia – é um instrumento de transformação social e construção da cidadania, formador de opinião e de comportamento.

As sessões cine-escolas são ferramentas que visam despertar e aproximar educadores e estudantes da sétima arte como ação complementar do universo pedagógico.

A programação conta com a exibição de longas e curtas nacionais e internacionais

Após a exibição dos filmes, educadores e estudantes participam dos cine-debates sob orientação dos profissionais da educação e da cultura.


Cine- Debate


Os cine-debates são promovidos para educadores e estudantes com a participação da equipe do filme que, através de um bate-papo com a plateia, sob orientação de instrutores e profissionais do Cineduc, proporcionam conhecimento da obra assistida para melhor interpretá-la e julgá-la, despertando interesse e contribuindo para a formação de plateia e do senso critico em relação ao cinema brasileiro

Cartilha didática – as escolas participantes receberam uma cota da cartilha "A Escola vai ao Cinema" para manusear na sala de escola proporcionando conhecimento, troca de ideias, curiosidades e informação sobre a trajetória do cinema brasileiro. Atividade para ser dirigida pelo professor na sala de aula.