Memória Audiovisual Mineira

O patrimônio cultural é uma das maiores riquezas de um povo. E o patrimônio de uma nação se produz, entre outros fatores, pela conjugação de um acervo de objetos materiais e de uma evocação contínua de um sentimento de pertencimento a determinada comunidade. Acreditamos que preservar esse patrimônio deve ser uma tarefa pública, solidária e coletiva.

A iniciativa de realizar o projeto Memória Audiovisual Mineira representa uma soma de esforços para preservar e construir a memória da cinematografia de Minas Gerais, tendo seus resultados disponibilizados democraticamente para o público.

A PERSONALIDADE

Para a primeira edição do projeto Memória Audiovisual Mineira, a personalidade escolhida foi José Tavares de Barros – mestre em Filosofia, doutor em Literatura Comparada pela Fafich – UFMG e pós-doutorado pelo Centre Nationale de la Recherche Scientifique de Lyon (França) e no Centro dello Spettacolo e della Communicazione Sociale de Milão (Itália). Professor emérito, escritor, pesquisador, crítico, apresentador de programa de televisão, diretor, roteirista e montador de cinema, falecido em 2009.

O Projeto realizou o levantamento, mapeamento e diagnóstico de toda produção escrita e audiovisual do Professor Barros.  Os resultados desta pesquisa estão acessíveis para consulta pública e gratuita, disponibilizados em forma de Relatório, Entrevistas, Fotografias e Documentos.

Convidamos você para conhecer José Tavares de Barros e sua rica trajetória que integra o patrimônio audiovisual de Minas e do Brasil.

Acesse o Menu ao lado e confira o resultado.