CINE-EXPRESSÃO VAI BENEFICIAR ALUNOS E EDUCADORES COM PROGRAMAÇÃO QUE UNE CINEMA E EDUCAÇÃO

Inscrições abertas e gratuitas para as sessões cine-escola até o dia 29 de maio pelo sitewww.cineop.com.br

A 10ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece entre os dias 17 e 22 de junho na cidade histórica de Ouro Preto, anuncia a realização de mais uma edição do Cine-Expressão - A Escola vai ao Cinema programa que oferece uma programação gratuita e personalizada para atender estudantes e educadores, através de da oferta de sessões cine-escola, seguidas de cine-debates, com a exibição de quatro filmes brasileiros para faixas etárias a partir de quatro anos (veja relação abaixo).

Na sociedade em que vivemos hoje, cheia de estímulos visuais, o audiovisual assumiu papel central no cotidiano das pessoas, no modo de trabalho e difusão de conteúdos. Durante a 10ª CineOP, a expectativa é atender mais de três mil estudantes da rede de ensino de Ouro Preto.

As Escolas interessadas em participar do programa podem fazer as inscrições para as sessões Cine-Escola até às 22h do dia 29 de maio pelo sitecineop.com.brno link Inscrições>Sessão Cine-Escola e preencher os dados solicitados. As sessões cine-escola serão realizadas no Cine Vila Rica e no Cine-Teatro, cinema digital que a Universo Produção irá instalar no Centro de Artes e Convenções para atender a programação.

Para esta edição estão programados quatro longas-metragens para atender distintas faixas etárias. São eles: “Amazônia”, de Thierry Ragobert, uma produção Brasil-França de 2013 que narra uma aventura no interior da maior floresta tropical do Planeta. Castanha é um macaco-prego domesticado que sobrevive a um acidente de avião e se vê sozinho na mata fechada, onde vai aprender a viver em liberdade e fazer novos amigos.

“O Menino no Espelho”, dirigido pelo cineasta mineiro Guilherme Fiúza, é voltado a crianças de 8 a 10 anos.Quando seu reflexo no espelho ganha vida, Fernando acredita ter a solução de todos seus problemas. Mas isso é apenas o começo de uma nova aventura.

Para o público de 11 a 13 anos o filme é “O Segredo dos Diamantes”, de Helvécio Ratton. Angelo é um garoto de 14 anos que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos e parte em busca desse tesouro para salvar a vida do pai. Para isso, ele e seus amigos Júlia e Carlinhos terão que decifrar o enigma e vencer a perseguição do vilão Silvério, que também sabe do tesouro e não vai desistir até encontrá-lo.

Já para os adolescentes acima de 14 anos o Cine Expressão apresenta “Houve uma Vez Dois Verões”, filme de Jorge Furtado que aborda temas do universo adolescente como amor, gravidez e verão na praia.

O Cine-Expressão constitui-se em um programa socioeducacional cultural singular e importante que une as linguagens educação e cultura com foco na formação do cidadão a partir da utilização do audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar.

“Esta iniciativa possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual promovendo encontros e debates do público estudantil de diversas faixas etárias com as produções audiovisuais brasileiras”, afirma a diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.

A realização do Cine-Expressão contribui também para a integração social, aproxima o universo escolar da ação cultural, fortalece vínculos e estabelece compromissos com as comunidades, além de difundir e multiplicar conhecimento.

Desde sua estreia em 2006, o programa Cine-Expressão já beneficiou mais de 60 mil alunos e ampliou seu portfólio de filmes, com atendimento desde o Ciclo I (1ª a 4ª Séries) até Ensino de Jovens e Adultos.

FILMES NA PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES CINE-ESCOLA – 10ª CINEOP

AMAZÔNIA
documentário, digital, cor, 76min, Brasil/França, 2013
Direção: Thierry Ragobert
Faixa etária sugerida: 4 a 7 anos

O MENINO NO ESPELHO
ficção, digital, cor, 78min, MG, 2014
Direção: Guilherme Fiúza Zenha
Faixa etária sugerida: 8 a 10 anos

O SEGREDO DOS DIAMANTES
ficção, digital, cor, 96min, RJ, 2013
Direção : Daniel Filho, Cris D'Amato
Faixa etária sugerida: 11 a 13 anos

HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES
ficção, digital, cor, 75min, RS, 2002
Direção : Jorge Furtado
Faixa etária sugerida: a partir de 14 anos

Confira a programação das sessões, sinopse e filmes no site www.cineop.com.br/Informações: (31) 3282.2366