Programa Cine-Expressão vai atender quatro mil alunos da rede pública de ensino em Ouro Preto

Durante a 7ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, o Instituto Universo Cultural promove as sessões do Programa Cine Expressão – a Escola Vai ao Cinema. Estão agendadas 10 sessões de cinema para 28 escolas de Ouro Preto e região, beneficiando aproximadamente quatro mil alunos, com idades entre cinco e 18 anos. A programação acontece nos dias 22 e 25 de junho, no Cine Vila Rica e no Cine-Teatro instalado no Centro de Artes e Convenções.

O programa Cine Expressão é realizado anualmente nas mostras de cinema de Tiradentes (somente com oficinas audiovisuais), Ouro Preto e Belo Horizonte (com oficinas e sessões cine-escola).

As sessões cine-escola atendem os alunos da rede pública de ensino com a proposta de unir as linguagens cinema e educação para entender o audiovisual como janela sobre as relações sociais do mundo e como ferramenta multidisciplinar na sala de aula, complementando o projeto pedagógico. O Cine Expressão conta com apoio da prefeitura municipal de Ouro Preto, através da Secretaria Municipal de Educação.

Para os adolescentes, o programa selecionou dois filmes com abordagens diferenciadas. O documentário “A Cidade É Uma Só?”, vencedor da 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes (janeiro/2012), traz personagens do cotidiano da Ceilândia, bairro da periferia do Distrito Federal, e suas relações com a paisagem da cidade, a especulação imobiliária e seus sonhos. O filme é dirigido por Adirley Queirós. Já “Copa Vidigal”, produção da Cavideo e Nós do Morro, narra o campeonato de futebol de favelas organizado pelo professor Cypa no Morro do Vidigal, com o objetivo de resgatar a paz nas comunidades.

O público infanto-juvenil poderá conferir a animação “Brichos”, de Paulo Munhoz, que reacende valores e abre as portas da imaginação, e o filme “Corda Bamba, História de Uma Menina Equilibrista”, dirigido por Eduardo Goldenstein, que conta a história de Maria, uma menina de 10 anos, criada no circo. A sessão de “Brichos” contará com uma intervenção animada da Turma do Pipoca. Após a exibição dos outros três longas, o público participa de cine-debates mediados pela educadora Bete Bullara, do Cineduc.

Acompanhe a programação da 7ª CineOP aqui.